Basico sobre Tema

    O Open PlayStation2 Loader, ou simplesmente OPL, é uma plataforma que surge como uma bela opção para consoles de PlayStation 2, que estavam abandonados, em alguns casos, para reviver clássicos desta plataforma. Criando uma nova maneira de acesso a jogos, utilizando ROM’s, o que seria uma maneira digitalizada de um jogo físico. Possibilitando também a inclusão de outros consoles, na forma de emulador, seja Super Nintendo, Mega Drive, PlayStation One, entre outros.

    Além de jogar via mídia digital, o OPL tem a possibilidade de editar a interface de acesso, através de seu tema, que se encontra na pasta THM.

    Para editar seu tema, basta ter um editor de fotos comum, e um arquivo de texto, e um pouco de tempo para entender a métrica e seu funcionamento. O Tema do OPL, é um arquivo, que descreve para o aplicativo principal, como se comporta as imagens, letras e cores, esses dados definidos pelo usuário através da edição do arquivo conf_theme.cfg, lembrando que existe um tema padrão, com todos os recursos disponíveis de edição para o arquivo então.

    O processo para elaboração de um tema para OPL é proporcional ao que o usuário deseja fazer, um tema simples, necessita de configurações básicas de sua estrutura e elementos, já um tema mais elaborado, necessita de diversas etapas na elaboração do arquivo conf_theme.cfg. O arquivo do tema, é composto de uma lista ordenada de elementos desenhados começando do elemento no índice 0 até o último elemento. Os elementos são nomeados “main” seguidos por seu prefixo de ordem, e dois pontos, lembrando que a contagem inicia em ZERO:


    A numeração dos elementos deve ser consecutiva, ou seja, para de ler os arquivos, caso no meio da sequência faltar algum número, o OPL ignorará seus últimos elementos. (1,2,3,5,6...), nesse caso o arquivo só é lido até a terceira camada de main, pois falta a 4° camada está ausente.

    O layout mínimo deve ter pelo menos um Background e o ItemsList. Se você os omitir, eles serão adicionados automaticamente para você com atributos padrão. O Background deve ser o elemento mais baixo da lista! Se você tentar adicionar um Background em alguma outra posição, ele será ignorado (e um novo Background padrão será criado na posição 0, então certifique-se de definir seu próprio plano de fundo como primeiro elemento.

    Cada elemento tem o mesmo conjunto de atributos básicos, e alguns têm seus próprios atributos específicos. Atributos básicos têm valores padrão, então você pode (mas não é necessariamente uma boa ideia) esconde-los para defini-los em seu conf_theme.cfg. Quaisquer atributos declarados em conf_theme.cfg substituem o padrão.

    Para editar um arquivo de tema, não é necessário programas extras, basta abrir em um bloco de notas, mas quando o tema é mais elaborado, recomenda-se usar em editor de arquivos, um bom aplicativo para isso é o NotePad++, que tem uma interface bem harmoniosa, e é um aplicativo gratuito.

    Para os itens que manipulam imagens internas, as cenas de jogo, a capa, a logomarca do jogo, recomendasse ter baixado previamente, pois senão, não será valido a criação de um tema e não ter os arquivos dentro da pasta ART, para baixar, e atualizar esses itens, a melhor forma é utilizar o OPL MANAGER.



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